Livros Narrativas Performances

. . .

quarta-feira, 29 de abril de 2009

As Histórias - agenda quinzenal ( maio)

Amigos queridos,

Convido todo mundo para abrirem comigo as histórias de Maio.

Pra quem quer um passeio de tarde toda tem as Histórias na Exposição Era uma Vez no CCBB que está imperdível !

Pra que quer ar livre tem histórias Abertas na Praça Victor Civita um projeto novo e surpreendente que transformou um incinerador de lixo de pinheiros em uma praça.

Pra quem é fã da Livraria da Vila e dos livros da editora Brinque-Book tem "A História das perguntas curiosíssimas" uma história aberta a partir de vários títulos.


vamos lá:

Sábado,02/05- “o patinho feio “ 16 horas Centro cultural Banco do Brasil-( Álvares penteado 112, centro)
Essa é a história de um filhote de ganso que nasceu e foi criado entre os patos. Diferentes de seus irmãos O Patinho feito parte em busca de um lugar em que finalmente se sinta em casa. Ao longo de sua difícil jornada o patinho feio cresce. Torna-se um lindo cisne e finalmente encontra seus semelhantes. Uma história sobre Alteridade e o desejo de encontrar um lugar para si.


Domingo, 03/05 ás 17 horas Praça Victor Civita (Rua Sumidouro, 580 - Pinheiros )
A Menina dos pais crianças de Kiara Terra Editora Ática
O meu primeiro livro conta a história de uma menina que tinha pais crianças.Eles sabiam todas as histórias de dragões e sabiam cuspir fogo e só queriam comer a sobremesa.Mesmo assim as vezes a menina desejava ter pais grandes por que será?


Sábado,9/05 -16 horas Brinque -Book Conta histórias com Kiara Terra- Livraria da vila Shopping Cidade Jardim

A História das perguntas curiosíssimas esse é o nome da narrativa a partir de três títulos brinque book. Questões sobre a memória ( Guilherme Augusto Fernandes), o tempo (Para onde vai a quinta feira?), o desejo te ter tudo só pra si ( O grande urso esfomeado), e a curiosidade sobre o momento de nosso nascimento são pontos de partida.o momento Como é que eu era quando era Bebê?


Domingo 10/05 - 17 horas Praça Victor Civita (Rua Sumidouro, 580 - Pinheiros )
“Como papai e mamãe se apaixonaram”de Katharina Grossmann-Hensel trad.Samia Rios- Editora Scipione
Uma garotinha conta a história de como seus pais se apaixonaram. Seu pai era um homem muito certinho e organizado, seu mundo era cinza, ele gostava do inverno. A mãe era meio confusa, adorava as cores e o verão. Uma História misteriosa de um amor impossível .Com os elementos deliciosos da tradição oral .Vizinhas que fazem intrigas, despedidas, reencontros , mundos fantásticos, e uma trajetória deliciosa de herói feminina.ia, os dois deram um encontrão na rua e então começaram a se sentir diferente. Descobriram que estavam apaixonados. A partir daí, o mundo do pai passou a ter mais cores, e a mãe se tornou mais organizada. Uma história simples e graciosa sobre o amor e o nascimento da primeira filha a narradora.
Apareçam!
beijo grande
Kiara

quinta-feira, 23 de abril de 2009

QUAL SUA HISTÓRIA FAVORITA?expoxição era uma vez

Fotos Lino Giavarotti

Foi terça- feira feriado , Apresentação de abertura da exposição Era uma vez. Nunca vi tanta gente junta!



A Multidão

O que se pode prever -Daquilo que agente escolhe

Convidei minha querida amiga Elenira (atriz, contadora de histórias, super grávida Linda da Dora ! uma pessoa muito, muito verdadeira, que não sabem mentir e que conheço e adoro faz tempo.)


Elenira, com Dora.

E o Marko, musico e ator, que trouxe para essa pesquisa alem de uns olhos azuis de menino e muita disponibilidade para o jogo da improvisação pedais eletricos, escaleta, contra baixo e o que mais precisar....


Marko, surpreza boa !

Enfim, nós três juntos, estudamos as várias versões e leituras sobre os contos de fada e preparamos algumas instruções, para a abertura da exposição:

Instruções, imagens, contato

Queríamos contato com as pessoas antes da história, pensamos quatro instruções:

1.Em troca de um desejo inconfessável escrito pelas pessoas em um papel, entregaríamos um dom como aqueles que as fadas entregaram a Cinderela no batizado.



Um dom por um desejo inconfessável

2.Maças ( de dentro da cesta de maças saia uma musica )


A musica das maças- instruções sonoras


3.Marko tinha um sapato especial, e estava procurando alguém cujo pé coubesse ali!
Não tenho foto, pois o sapato foi dado de presente, a uma menina que estava por lá.
( dona de pés do tamanho exato!)


A Votação- Qual sua história Favorita?

4. Escolher uma história e votar com a jujuba de cor correspondente a história escolhida


Escolha...


O risco, o tempo antes do salto , o espaço antes da palavra.

As instruções foram momentos bem próximos das pessoas, dons que caíram como uma luva, o encontro do Marko com sua Cinderela a votação.

A História escolhida pelas pessoas foi Aberta a queima roupa! Esse era o combinado. Havíamos estudado bastante. Estávamos juntos então tudo certo. Até a surpresa da quantidade gigante de pessoas por todo saguão, pais, crianças, adultos de toda idade.

De todos os lados, muito, muito perto.No alto, vendo a história dos andares de cima. O desafio era a escuta as crianças e os olhos . Olhar nos olhos daquelas pessoas.( bom de parte delas )

Senti meu corpo se erguer,se esticar crescer, não sei . Senti um medo que me pôs pra frente.Como o tempo antes do salto.

Me lembrei de minha filha grande, Luiza
( 5 anos ) que faz pouco tempo ( uns dias) descobriu que pra dar uma estrela, é preciso lançar o corpo sobre as mãos, não se pode dar uma estrela, sem jogar o corpo num impulso para cima! Ela, antes apoiava as mão no chão e tentava da estabilidade subir. Depois, percebeu que o voo só e possível se do impulso se lançar. Nesse dia, Luiza se encostou na parede, ficou quieta de olhos fechados o braço se abraçando e disse baixinho:" ai mãe que medo!" Acho que senti naquele dia, medo e um gosto muito grande pelo risco!


Eu e Luiza antes dela saber dar estrela



... Lá fomos nós Abrir João e Maria.


João e Maria caminhos marcados com pão de passarinho comer


Falamos de comida , ser comido, ter fome, ir para a floresta, deixar partir. Construimos travessias.

As crianças contribuíram em menor quantidade ( era impossível ouvir grande parte deles mas quem estava mais perto pode falar ser ouvido e surpreender a " multidão".

Lá pelas tantas Marko tocava e fazia uma movimentação muito estranha. Olhei para as pessoas e perguntei o que era aquilo?


Nós e o bicho Homem!

É o Bicho Homem! disse um menino! Sim á partir dali Marko era ele O bicho Homem com todas as possibilidades de acerto e erro, sempre o bicho Homem!

Empatia na multidão

Encontrei muitos amigos queridos fiquei imensamente feliz quando depois da história, Ana (pela qual tenho admiração enorme e que conhece bem as histórias abertas) me disse que havia uma surpreendente sensação de aconchego mesmo com uma história para aquela multidão toda. Ganhei a tarde...e um monte de sensações e paisagens novas, desse salto que foi essa história.


multidão

Aqueles que pudemos olhar nos olhos mais de perto

A história escolhida foi muito potente! Tradição oral sobrevive ao tempo e independente da versão escolhida a narrativa vem cheia de significados pra se desvelar , abrir. Foi um privilégio de ter Le e Marko abrindo a história comigo.
E a todos que estavam lá e que em maior ou menor intensidade participaram.



Ana, Catarina, Ligia e Helena


Amiga nova


Nossas coisas

beijo grande
kiara

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Exposição Imperdivel! com histórias abertas aos sábados!

Queridos amigos ,
Estou na programação da Exposição era uma Vez ! Aos sábados, 16 horas. Sábado sim sábado não.Nos sábados alternados haverá histórias com Giba Pedrosa.




Noticias da abertura da exposição

Preciso contar como foi a abertura da exposição! Tivemos eu a Elenira Peixoto e o Marko Concá, Muitas experiências inéditas! Jeitos de interagir e ...Muita Muita Muita Gente!
Tantos amigos de faz tempo !

Mas vou com calma, que daqui a pouco vem as fotos e eu entro em detalhes.Posso dizer que foi surpreendente, difícil , novo, suado .

Imperdivel

E que a Exposição é imperdivel que a Katia Cantom ( curadora) Fez um trabalho primoroso e melhor colocou um pouco ( muito !) da sua paixão com essas histórias. Pra se visitar muitas vezes, ter em cada ida surpresa.

As Histórias Abertas na exposição

CCBB- Rua Álvares Penteado 112 centro ( metro- entre as estações Sé e São Bento)

Sempre as 16 horas!

25/04- “ A roupa nova do imperador”

Chega ao reino dois impostores para oferecer ao rei uma incrível vestimenta com poderes mágicos. Só poderia enxergar o delicado tecido quem fosse honesto e inteligente. O rei aceita pagar pela confecção da roupa e afirma que vê o tecido mágico. Ele teme revelar que não pode enxerga-lo e assim deixar a mostra sua ignorância e desonestidade. Assim como o rei os mais importantes homens da corte afirmam ver o tecido. Fica pronta a falsa roupa . O rei desfila nu diante de todo o reino. Apenas uma honesta e inteligente criança ousa comentar :”O rei está nu!”. Uma divertida história sobre as fragilidades humanas.

02/05- “o patinho feio “ H.C.Andersen

Essa é a história de um filhote de ganso que nasceu e foi criado entre os patos. Diferentes de seus irmãos O Patinho feito parte em busca de um lugar em que finalmente se sinta em casa. Ao longo de sua difícil jornada o patinho feio cresce. Torna-se um lindo cisne e finalmente encontra seus semelhantes. Uma história sobre Alteridade e o desejo de encontrar um lugar para si.

16/05-”João e Maria” Irmãos Grimm.

A incrível trajetória dos irmãos João e Maria começa quando a fome impele seu pai a abandona-los na floresta. A partir desse momento os irmão, perdidos e vulneráveis aos perigos da floresta, encontram, uma acolhedora e deliciosa casa de doces. Nela, mora uma terrível bruxa, que deseja engordar e comer João e fazer de Maria sua serva. Os irmão vivem dias difíceis, até que Maria os liberta, empurrando a bruxa em seu próprio caldeirão quente. Os irmãos voltam para a casa com os tesouros da bruxa, e trazem de volta, os dias de fartura e entendimento. Uma história sobre os desafios de crescer e transformar nossos vínculos de afeto.

30/05”A Bela Adormecida do bosque” Perrault

Nasce no reino a mais bela menina de todos os tempos : Princesa Aurora. O rei a Rainha preparam o batizado no
qual as mais importantes fadas devem conceder a princesa um dom. Esquecem de convidar uma das fadas que ressentida por não ter sido lembrada vai a festa e lança a menina um terrível feitiço. Aurora cresce e torna-se ainda mais bela porém espeta o dedo em uma roca e realiza a profecia da fada. Adormece por cem anos. Seu pai a coloca em um leito especial. Cem anos depois, um valente príncipe encontra o castelo onde estava Aurora e ao vê-la cai de amores por ela. O Príncipe a beija despertando-a para o amor. Uma narrativa sobre o amor.

13/06 CONVERSA DE MADAME de Katia Canton

A narrativa traz de forma envolvente e divertida o contexto no qual surgiram as histórias chamadas “Os contos de fada”.Entre as cenas da corte francesa e a vida no campo homens e mulheres em busca de boas histórias. Uma delas a famosa história A Bela e a fera escrita com precisão e delicadeza.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

O lançamento do meu primeiro livro

Exposição no Centro Cultural Banco do Brasil

Estou na correria acabando de acertar os detalhes da Abertura da exposição Era uma vez a Arte conta histórias do mundo. Farei na vernissage uma história junto com Elenira Peixoto e Marko Conca. Votaremos a história na hora e faremos assim a queima roupa!

Vai ser no centro cultural Banco do Brasil dia 21 as 11 horas.

O Lançamento

Depois de adaptações roteiros e um dia corrido e com gripe resolvi postar um pedacinho do meu primeiro livro com ilustrações do Jean Claude Alphem.

Aqui está a capa e a primeira página do livro . Me surpreendo com as ilustrações o frescor das cores, a delicadeza das imagens o traço corajoso e certeiro. Tô tô coruja que dói!


http://www.atica.com.br/images/livros/9788508121458.jpg





Desejo um lançamento cheio de amigos que as histórias abertas me trouxeram!

Sintan-se convidados
um beijo
Kiara

quarta-feira, 15 de abril de 2009

As Histórias desse fim de semana

Amigos queridos,

A Vida anda de pressa! Esse ano parece que mais ainda. Tantas descobertas e momentos intensos que não estou conseguindo registar aqui. As ultimas histórias desses 15 dias foram um presente! Logo mais posto detalhes. Apareçam para abrir as histórias desse fim de semana!
Um beijo grande
Kiara


Tentando segurar o momento na memória pra lembrar pra sempre

Sábado 18/04 ás 15 horas

Sesc Vila Mariana ( Rua Pelotas,141 Vila Mariana)

José e João um a cabeça o outro só coração
A narrativa conta a trajetória de João um herói que difere em muito do tipo mais comum encontrado nos contos populares: invencível, valente e que desafia as forças superiores ao invadir castelos e enfrentar dragões, bruxas e gigantes. Ingénuo e distraídos, confunde-se, fracassa, erra em seus percursos. Na sua fragilidade, vence!Graças a sorte, talento e sinceridade desconcertante. É ao mesmo tempo fantástico e parecidos com todos nós.


Domingo 19/04 ás 15 horas
Sesc Vila Mariana ( Rua Pelotas,141 Vila Mariana)

“A princesa e os onze casaquinhos” Do livro No meio da noite escura tem um pé de maravilha de Ricardo Azevedo Editora Ática
O conto narra trajetória de uma menina. Que perde a mãe e vê seu pai casado com uma madrasta que transforma seus onze irmãos em cisnes. Cabe a ela salva-los e para tanto tem que tecer 11 casaquinhos de lã e não pode falar até que fiquem prontos. Durante sua tarefa se casa e permanece em em silêncio até o momento final em que um fato surpreendente a faz passar pela prova mais difícil de sua vida.


Domingo 19/04 ás 17 horas
Praça Victor Civita (Rua Sumidouro, 580 - Pinheiros )

"Papagaio do limo verde "de Sílvio Romero -Editora Scipione
Uma História misteriosa de um amor impossível .Com os elementos deliciosos da tradição oral .Vizinhas que fazem intrigas, despedidas, reencontros , mundos fantásticos, e uma trajetória deliciosa de herói feminina.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

As Histórias desse fim de semana

Queridos essas são as histórias do próximo fim de semana! Apareçam!

Sábado 11/04- às 15 horas

Sesc Vila Mariana ( Rua Pelotas,141 Vila Mariana)

Maria Boralheira” de Silvio Romero Ed. Scipione

Essa Narrativa é fruto de uma pesquisa a cerca das diferentes versões orais do Brasil para a história clássica de Maria Boralheira. Tem como fio condutor o registro de Sílvio Romero.A menina perde a mãe e se vê só com um presente inusitado deixado por ela uma Vaca magica!O Pai casa-se com uma terrível madrasta que tem duas filhas impiedosas. O que poderia ser previsível torna-se uma aventura surpreendente Maria faz uma travessia fantástica conquista dons especiais por sua generosidade e as irmãs ficam em apuros!

Uma história sobre ser filha, mãe, avó e sobre os desafios de crescer e fazer vínculos.


Domingo12/04 ás15 horas

Sesc Vila Mariana ( Rua Pelotas,141 Vila Mariana)

Contos de espantar a morte” de Ricardo Azevedo .Editora Ática

Nele cinco contos que trazem de modo divertido e inusitado o desejo humano de viver para sempre. A morte é o personagem recorrente de cinco narrativas. Ela é vaidosa e muito aplicada em sua tarefa de permitir a renovação. Que novos ciclos comecem que pessoas virem histórias. Com João um herói as avessas, a morte terá trabalho dobrado para levar da terra o adorável amigo.


Domingo 12/04 -17 horas

Praça Victor Civita (Rua Sumidouro, 580 - Pinheiros )

"Uma noiva chique chiquérrima linderrima"de Anna Laura Cantone - Editora Ática
Filomena, a costureira, quer casar. Sonha em fazer o vestido mais caprichado do mundo! Enfim aparece o pretendente e chega o dia do casório. Filomena está tão repleta que mal se consegue ver seus pés em baixo do vestido gigantesco. Dá pra imaginar o que vem depois... um exagero, um mar, um monte de imagens para se fazer uma história Chique Chiquérrima!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Casa das rosas

SPEL-São Paulo estados de leitores- Projeto para Ler
Fotos ;Rodrigo Terra


O presente dos Magos de O. Henry
da Cosac Naify ilustrações de Odilom Morais

Essa História foi aberta no jardim da Casa das rosas para um grupo de educadores, Algumas crianças e seus pais.



No Jardim

Todos muito, disponíveis para abrir a história. Quentes, atentos, foi delicioso!


juntos



O amor e o valor das coisas

Uma história de amor em tempos difíceis. O encontro amoroso e depois a época das vacas magras.
Ela tem um cabelo lindo lindíssimo.
Ele tem um relógio " de estimação".
Eles tem um ao outro.


O Cabelo

Esvoaçante

Vacas Magras

É natal. A delicia de dar presente. Escolher bem, pra o embrulho conter a coisa que fala do amor.
Sem dinheiro fica difícil!
Eis que surge a cabeleireira!

Corta!

Ela corta e vende o cabelo.Compra uma corrente pro relógio.
Será que ele vai me amar assim?
Na hora marcada lá vem ele... Com presente dela nas mão.


lá vem ele...

Das invisibilidades

São dois presentes e só.Não há mais cabelo nem relógio. Só a corrente para o relógio que foi vendido e a fivela para o cabelo que não está mais ali.



A Fivela e a corrente

Eles tem um ao outro.E as coisas invisíveis os valores assim incomensuráveis.
Nessa hora um menino me ajudou A achar a palavra e disse amor! Amor incondicional!
Sim!!!!!!!! palmas pra ele!



Agradecimento especial, ao grupo de educadoras que encheu a história de boas imagens e sorrisos como esses.E ao menino tão preciso em falar do amor.

Um beijo Grande
Kiara

Lançamento do livro Peppa

De Sivana Rando. Editora Brinque- book
Fotos: Rodrigo Terra

Foi na Livraria da vila ( da Fradique Coutinho) Sábado

Peppa é um livro daqueles de ler rápido, se encantar com as imagens! rir!Silvana Rando escreve e ilustra com delicadeza.



A menina tem super poderes.O cabelo mais forte do mundo.Na História aberta, colecionamos quais seriam, os poderes mágicos que desejaríamos ter.
Controle remoto da voz das pessoas ,aumentar e encolher, voar, parar o tempo. E como diz minha querida amiga Elenira : Depois de falar besteira chupar pra dentro de si o que foi dito! INVISIBILIDADE foi o mais pedido.




Oba ! Muita gente!


Cabelão em linha reta

Acontece que a Peppa da história tem um cabelão multi uso. E um dia vê um cartaz de tratamento para alisar.
Ai! O desejo de caber no desejo do outro.
O cabelo cheio de voltas daqueles que de tão enrolados custam a crescer e enquanto crescem cumpliciam nossas aventuras. Penso que os cabelos de Peppa eram fortes como seus pensamentos.
Ai! o desejo de ter uma vida "alisada" sem tantos contra tempos tantas ventanias.
A Vida não se pode alisar né?


cabelão em linha reta

E A História? Pra viver uma vida assim sem nós

Vamos lá: Peppa fica com cabelão de propaganda de shampoo. Mas leva com ele uma lista de proibições.Nada que transborde, nada que molhe ou balance. Nada que se mexa.
Ai que vida Assim sem riscos vive a Peppa.



As Crianças


Até que chega o calor. E ai acontece a surpresa. Algo como Não dá mais pra segurar explode
cabelão! De resto e ver o livro !





Grandes e pequenos


Agora é ler o livro

Beijo Grande
Kiara

Praça Victor civita 29 de Março

" Como mamãe e papai se apaixonaram" de Katharina Grossmann-Hensel trad.Samia Rios- Editora Scipione
Fotos Rodrigo Terra

A praça é um lugar delicioso. Fazemos as histórias ao ar livre!Em caso de chuva há um espaço protegido no prédio de exposições!


Amigos

Essa história estava cheia de amigos crianças e seus pais que vieram outra vez. O livro é delicado cheio de surpresas daqueles de se ler muitas vezes e sempre achar um detalhe que não foi visto ainda.

"virados pelo avesso"

Uma história de amor improvável. Ela caótica,colorida intensa, ele em PB com tudo milimetricamente organizado. Se esbarram na rua e depois do encontro ficam um pouco
" virados"."Virados pelo avesso".


Uma querida mãe que veio abrir mais essa história

As Crianças transitam pelo mundo das personagens com muita naturalidade, borbulham detalhes imagens para a viva do casal. A bolsa bagunçada, o armário arrumado por ordem de tamanho...

Os adultos estavam com aquela risada característica! Se olhavam riam pelos olhos, ou de boca aberta mesmo. Um dos pais participou bastante!E no fim disse nossa somos um pouco assim lá em casa!






João Frederico e a Casa grande demais

Quando as crianças falam venta! E como se entrasse ar tudo estivesse surpreendente mente fresco inesperado.

Um menino João Frederico falou de sua casa que ele acha ser grande demais. contou que em alguns dias ele acorda antes dos pais. Abre a geladeira mas não quer comer arroz e feijão ( ele quer café da manhã).Então espera que todos acordem e sente-se só e a casa grande tão grande...

A irmã dele

Penso que a casa da gente cresce ou encolhe pode ser apertada e depois dos anos grande demais ou ainda de repente encolher a ponto de sentirmos vontade de partir. João deu de presente essa pergunta. Abriu outras imagens outros lugares para a gente ir!

( Isso me lembrou uma passagem do meu livro A Menina dos Pais Crianças)




Duas lindas de uma família de quatro

Um beijo Grande
Kiara Terra