Livros Narrativas Performances

. . .

terça-feira, 25 de maio de 2010

A tarde de 21 histórias



foto Rodrigo Terra

Fui convidada para ouvir histórias e dar minha colaboração para o processo das pessoas em formação.Em vinha de dias difíceis cheios daquelas coisas indissolúveis que agente vive. Aquelas coisas que nem muita água pode tornar mais leve e diluído. Eu estava precisando ouvir histórias. Ao todo 20! contadas em um tempo minúsculo ( 3 minutos cada)

Comigo na tarefa de dar devolutivas estava uma senhora bonita com olhos faiscantes.
Um desafio! Olhar ouvir com atenção e depois falar das coisas que vi-senti-pensei-percebi.
A senhora era generosa e tinha muita sabedoria. Percebi isso de cara pelo jeito como olhava.

Pra que ser o primeiro da fila?

Eram tantas pessoas, lugares, tantos processos. Pensei que cada um estava em uma parte de um caminho.Nem melhores nem piores alguns haviam andado um pouco mais e conquistado habilidades outros tinham o frescor absoluto do começo.Eram potencias e faltas. E de que adianta estar na frente? Se a vida é cheia de reveses e as vezes nos faz ficar muitas partidas sem jogar?



Foto Rodrigo Terra
menina pequena me olhando numa história do sesc pinheiros- olhos de caichinhos dourados


A Rainha e a menina

Algumas pessoas realmente impressionantes.Uma delas parecia uma rainha. Integrada bela com voz conciliadora aveludada e muito precisa.Ela contou cachinhos dourados.Disse que os ursos eram belíssimos. Vi ursos belíssimos. Seus olhos brilhavam ao falar da menina curiosa. Ela era uma rainha com uma caichinhos de ouro dentro.

Dormir no colo

Uma outra moça trouxe um livro que tinha sido da filha.Ao falar trouxe sua filha com ela é o livro tornou-se um objeto mágico.A casa sonolenta. Na medida em que eu ouvia descobri a casa sonolenta.Onde todos dormem. Pensei que dormir no colo de alguém é um ato desconfiança e que o livro falava de uma casa onde se pode baixar as guardas confiar, dormir no colo.

A verdade a mentira a beleza

Uma senhora esperou sua vez para primeiro desistir de tudo o que havia planejado. Contou uma história sobre a verdade e a mentira. Foi algo realmente impressionante. As duas trocam de roupas uma se passa pela outra e os homens sabem e toleram a bela verdade vestida de mentira por ser dura demais e a mentira vestida de verdade bela e fascinante como a ficção.

Lobo bom

Uma moça pequena e tímida contou com uma delicadeza incomum a verdadeira história dos 3 porquinhos.Contou de um jeito muito verossímil doce mas em nenhum momento infantilizada.Era comovente a maneira delicada com que existia.

Outra moça contou uma lenda estrangeira. História forte contada com sua voz rouca seu jeito invocado e corajoso extremamente cativante.

Mergulhos

Outra moça contou de suas netas e depois a história de Laura e seu pai e sua curiosidade sobre puns.Ela pulava de personagem em personagem estava tudo dentro dela! a menina o pai desconsertado o pai-menino a filha-grande. Todos! com maestria ela se divertia circulando entre os universos.Cada vez que entrava em um deles ia inteira num mergulho.

A moça tecelã. A história é linda. Mas bonito foi ver a moça contar. transformada pela história ali mesmo diante dos meus olhos.

Narradoras gigantes

O príncipe sem sonhos.A moça que contou essa também se transformou. A história era bonita de lascar.E na medida em que contava a narradora se dava conta e as palavras se agigantavam.


Uma moça mostrou que a firmeza cativa assegura faz sentir cuidado. Outra moça fez meta linguagem falou sobre contar e delicadamente agrupou pensamentos na nossa frente corajosa sem simular segurança. No tempo presente mesmo.Outra ainda foi se buscar com a história e reapareceu vigorosa contando.


Foto: meu pai
Eu aos 4 anos

Homem que chora

O único homem contou sua própria história. Me vi diante de um peixe grande ele e a história se misturavam. Ele havia se transformado através de seus encontros e me levou para as lembranças das vezes em que fui transformada pelas pessoas nas histórias.Depois conversamos.Ele me contou de sua neta. Ele me fez ter saudades.Das coisas de quando pequena. De pessoas, de sensações, de amores.Ele me transformou muito em pouquíssimo tempo.

Enfim muitas outras histórias das quais eu poderia falar por muito e muito tempo num poust gigante.

Sherasade

Enquanto eu e bonita senhora ouvíamos, ela contou uma história de uma menina que as histórias trouxeram pra ela. Percebi que estava diante da Sherasade que conta histórias para esquecer o quanto é curta nossa existência.E quem de nós não faz assim?

Foi como um grande alongamento de escuta e visão. Me deu vontade de dar outro curso e nele só ouvir e ver sentir perceber devolver.Foi uma tarde intensa. Para não esquecer mas.


foto Felipe Torres Abraço

Depois de hoje penso que sim todas as pessoas podem contar histórias basta querer desenvolver isso. Se bom ou ruim para que mesmo estar na frente na fila? todo lugar é bom por que é o seu.

beijo com coração transbordante e obrigada a todas essas pessoas
Kiara

3 comentários:

André Iasi Moura disse...

Como vc é amorosa! É uma delícia te ouvir. Todos devem contar histórias, todo mundo é artista.

Existe um língua no oriente em que a mesma palavra para 'pessoa' é usada para 'artista' (pelo menos, foi o que um amigo me contou). Acho que faz bastante sentido. Talvez seja Pali? Pena... não lembro...

Márcia Saad disse...

Lindo o seu relato, cheio de verdade e envolvimento...Ainda bem que eu estava lá...Sortuda, né?!!!
bjo no coração!!

Kiara Terra disse...

queridos,
obrigada pela visita! venham sempre. Escrevi por que queria guardar tudo aquilo. dividindo se preserva a coisa toda!
beijo André Beijo Márcia!